Carta para os homens do futuro

Há quase uma década, escrevi o texto abaixo, para um ser que acabara de deixar, com um choro de protesto, a barriga grande, bonita e esperançosa de uma mamãe… Hoje, o ser já é um menino lindo. Um jovem ser, com os olhos fincados no futuro e os pés brincando no presente.

 

Sobre os avanços tecnológicos, em quase uma década, vivemos um turbilhão. Mas a solidificação do amor ainda está longe de ser a maior de nossas conquistas.

 

Nesse Natal e Ano Novo, deu-me vontade de surrupiar a carta que escrevi naquele dia cheio de crenças e espalhá-la pelo meu universo de amigos. Quem sabe ela chegue aos homens que um dia farão o futuro. Um futuro que, espero, seja sorridente e belo. E que eu venha a conhecer, quem sabe, logo, o menino a quem a carta um dia foi escrita… E o futuro que ele me inspirou desejar!

 

A todos vocês, o desejo de que um dia o ódio, as injustiças, a desigualdade e a falta de fé sejam páginas tão amarelas e na história do Homem como esse texto, que hoje reencontrei.

Feliz futuro! E que ele comece a ser construído agora!

********

Nicholas,

 

esperancaO futuro vai ser um lugar sem guerras, sem fome e sem injustiças. O futuro vai ser um lugar onde as pessoas se respeitam, se amam e não conhecem outro tipo de tratamento se não a ética. O futuro vai ser um lugar onde as crianças terão saúde, lazer, paz social, educação, alimentação – aliás, bens que todos os seres humanos terão, irrestritos e incondicionais.

O futuro, Nicholas, será sempre colorido, haverá música de qualidade espalhada por todos os lados e as pessoas estarão tão felizes que dançarão pelas praças, nos finais de tarde. Haverá grandes festivais de alegria, sem nenhuma data marcada, apenas para celebrar a vida e a eterna paz conquistada. No futuro, a tecnologia será empregada em favor do homem – por isso, teremos ruas sem poluição, poucos carros, muitas árvores e canteiros pelas ruas, onde as pessoas farão piqueniques com suas avozinhas. Estas, coradas e robustas, estarão felizes com a fórmula da eterna juventude e, aos 130 anos, saudáveis, vigorosas e cheias de projetos, ensinarão aos seus netinhos a bênção de fazer parte do belo gênero humano.

No futuro, caro Nicholas, toda a humanidade celebrará também o conhecimento de outras nações planetárias irmãs. Como nossos irmãos espalhados pelo Universo, teremos aprendido que Deus, em sua misericórdia infinita, nos concebeu, de fato, como membros de uma espetacular família cósmica.

É provável que, no futuro, belo Nicholas, você ache graça nesta mensagem tão rudimentar, escrita com um teclado em uma máquina chamada computador, em um ambiente chamado internet. Na verdade, sei que iremos muito além disso, simpático Nicholas. Mensagens holográficas tridimensionais, telepatia aplicada a cursores eletrônicos, transportadores de moléculas, objetos que mudam de forma para ajudar as pessoas a cumprirem as suas funções, casas inteligentes, conforto e segurança terão atingido o seu exponencial grau. E, sempre repletos de infinita sabedoria, os homens continuarão buscando aperfeiçoar-se mais e mais, eternamente comprometidos, no entanto, com o amor pelo seu semelhante.

É provável que você esteja lendo esta mensagem sentado à beira de uma fonte de água límpida, em um dos muitos riachos de águas cristalinas que farão parte das paisagens urbanas. Pássaros que cantam ao seu redor estarão inspirando seu encantamento e alegria. Este velho amigo, que um dia tocou com muito respeito a barriga de sua mãe, não estará mais aqui. No entanto, você não estará triste com isto. Nós, do maravilhoso gênero humano, teremos descoberto que não há morte. Na verdade, caminhamos resolutos em direção a outros mágicos nascimentos. Aqui, ali, em outros planos, encontramos e somos encontrados.

Uma coisa é certa, Nicholas: no futuro, nada será tão importante quanto o amor e a amizade. E é com muito amor que desejo que tudo isto, todas estas coisas tão sonhadas para o futuro já sejam realidade quando você estiver pronto para trabalhar, estudar, crescer, ser feliz. Se tudo não estiver ainda por aí, não se esqueça: é apenas uma questão de tempo. Nada poderá deter a chegada de nossa natural missão para o progresso, a excelência, a competência e a plenitude. Para isso fomos moldados: eu, você, seus amigos, sua família, todo o Universo!

Peço-lhe um favor: conte aos seus amigos, do futuro que estará por vir, tudo isto que lhe revelo agora, em segredo. Conte a eles sobre este futuro, para que eles se preparem, como você, com certeza, terá sido preparado, em um lar de harmonia e amor, para os mais belos dias. Afinal, acreditar no futuro melhor faz com que ele possa ser almejado e efetivamente construído.

Felicidades, Nicholas, hoje e em todos os dias do futuro que começa nos próximos minutos.

Um grande abraço,
do já amigo
Ney Mourão

(No dia 21 de setembro de 2002, em uma cidade chamada Belo Horizonte, no Brasil, quando ainda havia fronteiras, em uma manhã que, neste exato instante, já é passado).

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *