Cinco mandamentos para uma alimentação mais saudável


Você compra cenoura ou beta-caroteno? Quando prepara um molho de tomates, enxerga os tomates ou pensa logo no licopeno, no teor de sódio e na quantidade de carboidratos? No livro Em Defesa da Comida, Michael Pollan afirma que é preciso comer mais comida de verdade e menos comida de imitação – e isso inclui ver os alimentos como inteiros e não um amontoado de fragmentos de nutrientes. Veja aqui 5 mandamentos para uma alimentação menos artificial:

1 – Evite comprar alimentos com ingredientes com nomes complicados
Uma geleia de maçã pode conter apenas maçã, água e açúcar. Mas pode conter corantes, acidulantes, edulcorantes, emulsificantes etc. Prefira a primeira opção. A engenharia de alimentos e a indústria galopam em direção a alimentos super duradouros e baratos, mas a sua saúde vai agradecer se você ficar com o que é mais natural, o que vem com a marcação “in natura”, mesmo que estrague mais rápido.

2 – Prefira os itens dos corredores periféricos do supermercado
Talvez você não tenha reparado, mas as gôndolas da periferia das lojas contêm os alimentos orgânicos, os hortifrutigranjeiros, carnes e laticínios. Os corredores centrais concentram os industrializados. Repare nisso e passe mais tempo nas bordas.

4 – Evite instantâneos que prometem maravilhas para a saúde
Desconfie de produtos que “fazem bem ao coração”, são enriquecidos com ferro, vitaminas e sais minerais. É preciso verificar com calma os rótulos para ver se não há uma quantidade exagerada de sódio, de calorias, açúcar, conservantes, corantes etc. Os alimentos “in natura” não precisam ser enriquecidos com nenhum suplemento para ajudarem a compor uma dieta mais natural e, portanto, mais saudável.

5 – Pague um pouco mais
Os alimentos orgânicos e mais caseiros não conseguem competir, no preço, com os industrializados. Entre uma promoção leve três e pague duas sopas instantâneas, prefira comprar uma na seção de alimentos frescos. Pagando mais, é até provável que você reduza a quantidade consumida e perca uns quilinhos.

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