Contra diversas doenças, o melhor remédio: felicidade!

Felicidade é o melhor remédio para combater inúmeras doenças. Nada mais “Zenitude” do que buscar ser feliz! Vejam o que diz essa notícia…

Buscar atividades que deem prazer e produzem felicidade pode evitar males como gastrite, hipertensão e asma

Gastrite, hipertensão, asma, herpes e até artrite são doenças que podem ser evitadas com uma receita aparentemente simples: ser feliz. Estudos reunidos pela psicoterapeuta Fátima Marques, da Sociedade Americana de Psicologia, revelam que pessoas que se sentem bem consigo mesmas produzem mais substâncias que ajudam o funcionamento do organismo — os chamados hormônios da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e noradrenalina.

Pesquisas mostram que pessoas alegres apresentam um sistema imunológico mais eficiente, mais resistente e menos vulnerável a doenças, além de apresentarem uma recuperação mais rápida quando em tratamento”.

Fátima explica que, quando uma pessoa está estressada ou em depressão, produz cortisol (hormônio do estresse) em excesso, fazendo com que o organismo entre em estado de alerta. Se isso ocorre com frequência, o sistema imunológico pode se esgotar.

“Se não há equilíbrio hormonal, o sistema imunológico fica o tempo todo em estado de emergência. A sobrecarga abre uma porta enorme para entrada e instalação de doenças autoimunes, como lúpus, fibromialgia e psoríase, além daquelas que a maioria sabe que têm ligação com estresse, como a impotência”.

Segundo a psicoterapeuta, a noção de felicidade é subjetiva — só o próprio indivíduo sabe o que o faz verdadeiramente feliz. Mas é possível dar um empurrãozinho: “Procure uma atividade física de que goste de verdade e faça lista com seus sonhos. Não precisa mostrar a ninguém, basta tentar cumpri-los”, ensina.

Related Posts with Thumbnails

Autor: Ney Mourão

Ney Mourão é jornalista e educador. Especialista em Educação a Distância. Poeta; autor do livro "Notas Dispersas pelas Paredes" (Editora Autêntica). Interessado em PESSOAS, tem formação em Terapias Holísticas (Reiki, Shiatsu, Reflexologia Podal, Florais de Bach, Aromaterapia). Em seus atendimentos, prefere dizer que acalenta almas para que estejam bem em seus corpos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *