Depois que Papai Noel passou, o que fazer com PC ou celular velho?

lixoA frase acima é título de uma interessante matéria veiculada no Jornal Nacional que trata de uma questão importante nos dias de hoje. O que fazer com o aparelho tecnológico que já não nos interessa mais?


Aquele PC que até ontem só lhe dava dor de cabeça de tanta lentidão, por exemplo? Doar para uma instituição filantrópica e simplesmente passar o “problema” para frente?

Felizmente, já existem algumas organizações públicas e governamentais que se encarregam de dar um destino correto a este material.


O Governo federal mantém um projeto chamado Computadores para Inclusão, com o objetivo de recondicionar equipamentos de informática e apoiar a informatização de escolas públicas, bibliotecas e ONGs.


Segundo o site do projeto, as cidades de Porto Alegre, Guarulhos, Brasília e Belo Horizonte já possuem unidades do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).


Eu conheço a unidade de Belo Horizonte. É um prédio imenso, muito bem estruturado, com uma equipe de profissionais contratados especializados em manutenção em hardware. E um detalhe bem interessante é que eles fornecem cursos a jovens carentes que passam a ter uma profissão graças ao projeto. Alguns são contratados na própria unidade, outros são indicados para empresas da região.


O CRC-BH é mantido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), pela Prefeitura do Município de Belo Horizonte e pela AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Fica na Rua José Clemente Pereira, nº 440 – bairro Ipiranga, Belo Horizonte – MG, CEP: 31160-130. O telefone é (31) 3277-6064 e o e-mail: crc.bhdigital@pbh.gov.br


Recentemente, o CRC-BH firmou parceria com uma empresa que faz a reciclagem de componentes de equipamentos eletrônicos (ferro de passar, rádio etc.) passando a recebê-los também.


Para saber o endereço dos outros CRC’s no país, visite o link http://www.computadoresparainclusao.gov.br/lista-crcs.php


Na página do Jornal Nacional, você confere o vídeo da matéria da qual eu extraí o título do post e vê também uma lista de outras organizações que recebem doação de equipamentos eletroeletrônicos

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1423055-17815,00-DEPOIS+QUE+PAPAI+NOEL+PASSOU+O+QUE+FAZER+COM+PC+OU+CELULAR+VELHO+G+CONTA.html


Página sobre o CRC-BH

http://www.silexsistemas.com.br/noticias/98-conheca-o-centro-de-recondicionamento-de-computadores-pbh

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *