Descubra a Biodança

biodancaBIODANZA ou BIODANÇA é uma prática terapêutica de desenvolvimento humano, orientada para aflorar os potenciais humanos necessários a uma vida plena, saudável, sensível e criativa.  Através da dança – linguagem dos gestos, onde os movimentos são a expressão dos sentimentos e emoções de cada um – do contato e da comunicação em grupo, amplia a consciência de si mesmo, propiciando a elevação da auto-estima.

É comum privilegiarmos o conhecimento intelectual e a racionalidade em detrimento das nossas emoções e sentimentos, com isto, perdemos o vínculo com a natureza humana deixando de ouvir o próprio coração e o coração dos demais. O interesse da Biodanza consiste em priorizar a experiência corporal e a sensibilidade. Tem como principal objetivo proporcionar uma integração intra-psíquica, onde sentimento, ação e razão possam andar juntos.

Criada na década de 60 pelo médico psiquiatra ROLANDO TORO ARANEDA (Chile, 1924), que iniciou seus trabalhos vivenciais acreditando na força da Dança e da Música no tratamento de seus pacientes. Dando origem ao primeiro esboço teórico da Biodanza, voltado para a humanização e valorização da vida.

Sua técnica utiliza a música e a dança para criar estímulos adequados para que os participantes possam utilizar melhor seus cinco canais de expressão da emoção: a criatividade, a vitalidade, a afetividade, a sexualidade e a transcendência. Podendo conectar-se com a alegria, a coragem de viver e a capacidade de amar.

É praticada em grupos semanais, suas sessões são previamente preparadas e seguem metodologia própria, baseada no princípio Biocêntrico, na progressividade e nas necessidades do grupo.  O grupo de Biodanza é heterogêneo, composto por pessoas de todas as idades e de diferentes formações. Cada grupo é único na sua história, no seu processo interativo e nas questões existenciais de cada participante.  Dançando o participante vai se soltando e descobrindo que pouco a pouco pode alterar o seu estilo de vida e  a qualidade das suas relações.

Alguns benefícios da Biodanza podem ser apontados:

 * Aumenta energia vital e disposição para ação;
 * Ativa e desbloqueia a criatividade;
 * Intensifica a expressão da afetividade;
 * Desenvolve abertura para o prazer;
 *
 Incentiva a autonomia e responsabilidade;
 *
 Aumenta a capacidade para escolher e tomar decisões;
 * Fortalece a identidade;
 * Melhora a qualidade das relações interpessoais;
 * Aumenta a alegria e coragem de viver;
 * Reforça auto-estima;
 * Restabelece vínculos afetivos;
 * Reduz o stress.
 

Não há pré-requisitos para fazer Biodanza. Não é preciso saber dançar. É preciso estar aberto e ter disponibilidade para viver o novo! 

Sinta-se convidado a conhecer a Biodanza. Nosso grupo terá o prazer em lhe receber!  Facilitadora em Belo Horizonte: SIMONE NORONHA – Maiores informações: (31) 3244-0366 OU 9994-0366.

Related Posts with Thumbnails

Autor: Ney Mourão

Ney Mourão é jornalista e educador. Especialista em Educação a Distância. Poeta; autor do livro "Notas Dispersas pelas Paredes" (Editora Autêntica). Interessado em PESSOAS, tem formação em Terapias Holísticas (Reiki, Shiatsu, Reflexologia Podal, Florais de Bach, Aromaterapia). Em seus atendimentos, prefere dizer que acalenta almas para que estejam bem em seus corpos.

Um comentário em “Descubra a Biodança”

  1. Incrível o poder dessa energia!!!
    Entra pelos poros e se expande por toda a alma…ativa o íntimo e nos leva ao infinito… IMPRESSIONANTE!!!
    Bjs Simone… Parabéns e muita LUZ no seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *