Home // Artigos // Emoções e sentimentos são para serem expressos…

Emoções e sentimentos são para serem expressos…

Penso que um dos costumes mais danosos de nossa sociedade é reprimir as emoções do próximo. Quantas vezes dizemos ou nos dizem “não chore”, “não fica assim”, “ou pra que ficar assim?”.

Agora mesmo, assistindo o Soletrando, programa do Luciano Huck, vi quando o apresentador foi imperativo para uma das candidatas perdedoras: “não chore, fulana”. Como assim, a candidata estava lá triste por ter perdido e não podia chorar? Não seria uma atitude normal chorar por não ter conseguido atingir o objetivo?
Vivenciar uma dor eternamente ou agarrar-se à uma frustração e não caminhar em busca do sucesso são atitudes que não contribuem em nada para vivermos bem. Porém, chorar, ficar triste, expressar exatamente aquilo que estamos sentindo naquele momento só nos ajuda a ser mais feliz.
Segundo Louise Hay, autora do livro “Você pode curar a sua vida”, ao reprimirmos sentimentos, despejamos diversos tipos de toxinas em nossa corrente sanguínea. A autora afirma que somos os únicos responsáveis por nossas doenças, principalmente quando reprimimos nossos sentimentos. Porém, na minha opinião, se desde a nossa infância somos incentivados a agir assim, agir diferente é um grande desafio.
No próximo retiro da Rede Zenitude, em novembro, quando estaremos celebrando a energia das virtudes, um assunto que será amplamente abordado será a expressão dos sentimentos e das emoções. Será uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o que tem nos impedido de sermos quem realmente somos e nos livrarmos de várias máscaras impostas pela sociedade.
Breve enviaremos mais detalhes sobre o evento. Mas, enquanto isto, fica a sugestão para expressarmos TODOS os nossos sentimentos livremente, sem bloqueios ou vergonha. E que também possamos parar de impedir nossos amigos e familiares de “sentirem” o que estão sentindo. Se morre um ente querido e a pessoa está triste, tem que chorar sim! Se um objetivo não foi alcançado e gerou frustração, qual o motivo para não ficar um período chateado?
Assim como praticamente tudo em nosso Planeta, há dualidade nos sentimentos e emoções. Tanto podem contribuir para o bem estar, como uma válvula de escape, quanto podem ser geradores de dores físicas e doenças emocionais. A escolha é nossa!!!
Reginaldo Rosa
Related Posts with Thumbnails

Responder