Veja, aqui, recomendações de publicações que servem de base para nossos estudos, retiros vivenciais, encontros de formação. Disponibilizaremos, também, materiais utilizados nas nossas atividades, como apresentações, descrições de vivências e dinâmicas de grupo.
Livro – Saber Cuidar – Leonardo Boff – Editora Vozes
Com o subtítulo “Ética do Humano – Compaixão pela Terra”, a obra do teólogo, que ficou conhecido no Brasil pela polêmica relação com o Vaticano, após a difusão das ideias da Teologia da Libertação, traz uma dimensão ampla do “cuidado” necessário para uma visão nova dos indivíduos e o Planeta. Para ele, o CUIDADO é mais fundamental do que a razão e a vontade. Defende, então, uma visão pluralista, holística, detalhando o cuidado em suas várias concretizações: cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com os outros indivíduos, com o espírito, com a grande travessia da morte.
A óptica do cuidado fundamenta, para Boff, em um livro impactante e belo, uma ética nova em todas as relações, atitudes e posturas humanas, compreensível a todos e capaz de inspirar valores fundamentais para a fase planetária da humanidade.
Destacamos algumas frases:
* ” O cuidado não é uma meta a se atingir somente no final da caminhada. É um PRINCÍPIO que acompanha o ser humano em cada passo, em cada momento, ao largo de toda a vida terrenal.”
* “O corpo é aquela porção do Universo que nós animamos, informamos, conscientizamos e personalizamos.”
* “A cordialidade supõe a capacidade de sentir o coração do outro e o coração secreto de todas as coisas. A pessoa cordial ausculta, cola o ouvido à realidade, presta atenção e põe cuidado em todas as coisas.”
* “A ternura vital é sinônimo de cuidado essencial. A ternura é o afeto que devotamos às pessoas e o cuidado que aplicamos às situações essenciais. (…) A ternura irrompe quando o sujeito se descentra de si mesmo, sai na direção do outro, sente o outro como outro, participa de sua existência, deixa-se tocar pela sua história de vida. O outro marca o sujeito. Este demora-se no outro, não pelas sensações que lhe produz, mas por amor, pelo apreço de sua diferença e pela valorização de sua vida e sua luta.”
* “Não TEMOS cuidado. SOMOS cuidado. Isto significa que o cuidado possui uma dimensão ontológica que entra na constituição do ser humano. É um modo-de-ser singular do homem e da mulher. Sem cuidado, deixamos de ser humanos!”
O livro Saber Cuidar foi a base conceitual do II Retiro Vivencial da Rede Zenitude, em maio de 2010, e o “valor CUIDADO” foi incorporado aos princípios da Rede como o seu principal valor, um sentimento seminal, abrangente de todos os demais valores, já que inclui o amor e todos as outras metas cotidianas a serem conquistadas por seus membros. Recomendamos, como uma leitura transformadora!
