Letras de música positivas acalmam e tornam adolescentes mais prestativos

Pesquisa revela que eles se tornam mais prestativos após ouvir letras com temática social

Experiência mostra que músicas positivas com temática social como Heal the World, de Michael Jackson, tornam jovens mais prestativos. Prestes a realizarmos um retiro vivencial cujo tema será,  justamente, a música, em sua instância transcendente, eis uma notícia que soa como melodia nos ouvidos de todos nós, da família Zenitude! 

Depois de anos de estudo para mostrar os efeitos prejudiciais dos jovens ao ouvirem músicas com temas violentos ou de aversão por mulheres, o psicólogo Tobias Greitemeyer, da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que músicas contendo uma mensagem positiva têm um impacto benéfico nos ouvintes. A pesquisa foi revelada nesta segunda-feira (4) pelo jornal inglês Guardian.

Greitemeyer percebeu em uma série de testes em grupos de estudantes, que depois de ouvirem músicas com temática social – um exemplo desse tipo é a música Help, dos Beatles – eles agiram de forma mais atenciosa e empática do que aqueles que ouviram músicas com mensagens neutras ou aparentemente sem grande significado.

O psicólogo dividiu os estudantes de forma aleatória entre aqueles que ouviam tanto músicas de temática social ou aqueles com letras neutras, e usou várias formas para medir o efeito delas sobre eles. Em uma dessas tentativas, depois que a música acabou, o pesquisador jogou uma caneca com lápis de uma mesa e parou por um instante antes de pegá-los.

Na média, aqueles que ouviram músicas como Heal the World (Cure o mundo, em português), de Michael Jackson, responderam mais rapidamente e pegaram quase cinco vezes mais lápis do que as pessoas do outro grupo, demonstrando um desejo latente de ajudar.

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *