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Meditação: grande aliada na promoção da saúde

Em encontros da Rede Zenitude, temos praticado a meditação, sempre com excelentes sentimentos e resultados de bem-estar e conforto.  A meditação é praticada cada vez mais em todo o mundo e, nos últimos anos, foi “descoberta” pelos ocidentais, que têm visto, na técnica, benefícios para a saúde física e mental. Agora, uma das principais revistas científicas do planeta divulgou uma pesquisa que confirma, de forma definitiva, o lado positivo da meditação.

Nesse breve artigo, além dos dados da pesquisa, vamos dar algumas dicas, para você se “iniciar” nessa técnica. São exercícios bem simples, que não exigem grande formação ou esforço, e que podem ser praticados no seu dia-a-dia. Experimente. Voc6e, com certeza, vai retornar aqui, para nos relatar mudanças.

A PESQUISA
Os dados são surpreendentes. Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, a meditação transcendental diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. O estudo foi divulgado no conceituadíssimo periódico científico  American Journal of Cardiology. Teve a duração de nada menos que 18 anos e foi realizado com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente. Duas vezes, diariamente, durante 20 minutos - nada além disso.

Note que o estudo se refere à meditação transcendental, uma entre as cerca de 6 mil técnicas meditativas existentes no mundo. Não que as demais não sejam eficazes. São e isso já está mais do que comprovado. “Todas causam um estado de relaxamento psicofísico”, explica Roberto Cardoso, professor do Curso de Especialização em Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O que diferencia a transcendental das demais é, além da simplicidade, a rapidez de seus efeitos. “Ela age de forma surpreendente desde os minutos iniciais, permitindo que o corpo descanse duas vezes mais do que durante o sono”, afirma Robert Schneider, diretor do Centro de Prevenção e Medicina Natural da Universidade Maharishi, em Iowa, nos Estados Unidos, e um dos principais autores da pesquisa. Relativamente nova, foi criada há cerca de 40 anos por Maharishi Mahesh Yogi, que se tornou famoso depois de virar o guru dos Beatles.

Um dos diferenciais da meditação transcendental é que ela não possui um cunho religioso, não requer rituais ou a repetição de complicadas palavras em sânscrito, língua indiana predominante em religiões como o budismo e o hinduísmo. Basta sentar-se, confortavelmente, e nem é necessário, obrigatoriamente, que seja na clássica posição de lótus e meditar, sem a necessidade de total isolamento. No chão ou numa cadeira, num sítio bucólico ou numa movimentadíssima avenida, no trajeto do trânsito, não importa. O resultado é o mesmo, desde que, é claro, você se mantenha numa posição que não force os ossos nem os músculos. Segundo especialistas, o corpo e a mente entram num estado de relaxamento profundo que ajuda a eliminar o estresse. “Ao permitir ao corpo esse descanso, a inteligência interna desperta e restaura o que estiver em desequilíbrio”, explica Schneider.

Traduzindo, de forma simples, a meditação faz aumentar as ondas alfa no cérebro, relacionadas ao relaxamento. Nesse estado, cai o consumo de oxigênio, desaceleram-se os batimentos cardíacos e o metabolismo inteiro diminui. Em outras palavras, o organismo gasta menos energia para funcionar. “Isso representa um tremendo repouso”, diz Cardoso. Sem contar que a prática regular reduz o estado de alerta permanente,a nossa eterna e negativa mania de estarmos sempre ligados em tudo. De forma efetiva e eficaz, manda-se embora a ansiedade. “Depois de dois ou três dias, já dá para sentir maior serenidade interior”, garante Markus Schuler, professor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental, em São Paulo.

Meditar significaria, então, a cura de todos os males? Para o acupunturista Norvan Martino Leite, de São Paulo, esse é um treinamento mental que pode ajudar a debelar muitas doenças. “Não existe técnica milagrosa”, diz ele, que ensina um método meditativo chinês aos seus pacientes. “A prática regular cria condições para resolver os problemas e, assim, melhorar a saúde”, afirma.

Na raiz de grande parte das doenças estaria o estresse, que, como se sabe, dá maus frutos. “Ele aumenta o desequilíbrio de hormônios, como o cortisol, que inflama as artérias. Isso causa hipertensão e pode resultar em derrames e ataques cardíacos”, resume Robert Schneider. A meditação transcendental, utilizada no estudo, confirmou algo que os cientistas já suspeitavam: ela contribui até para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, a temida aterosclerose.

Outros estudos
Há mais de 30 anos a Medicina estuda os benefícios dessa prática milenar, seja para prevenir doenças, seja para tratá-las ou mesmo servir de atalho para a cura. Além de ensinar nosso organismo a gastar menos energia e dar um breque no efeito dominó do estresse, a meditação nos ajuda a raciocinar melhor.

Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a prática aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção. Outros estudos também comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas.

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Passo-a-passo
Aprenda a técnica básica da meditação.

Inspire e expire sempre pelo nariz.

1. Com uma roupa confortável e os pés descalços, sente-se num local onde se sinta bem acomodado. Se for numa cadeira, fique na ponta para apoiar os pés no chão. Numa almofada, cruze as pernas.  
  2. Encaixe os quadris e mantenha a coluna ereta. Solte os ombros, para não forçar a musculatura. Evite mudar de posição, mesmo que sinta dor e desconforto. Isso facilita a concentração e evita os pensamentos dispersivos.
3. Para manter a cabeça na linha da coluna, incline suavemente o queixo para baixo até que ele fique paralelo ao corpo. A língua no céu da boca facilita a passagem da saliva. Mantenha os olhos semi-abertos e fixe-os num ponto, para não adormecer.  
  4. Deposite suavemente a mão direita sobre a esquerda e una a ponta dos polegares. Repouse as mãos nesta posição em seu colo. Agora, procure esvaziar a mente, sem se concentrar em nenhum pensamento. Permaneça assim, por aproximadamente 20 minutos, MAS SEM SE PREOCUPAR COM O RELÓGIO. Com o tempo, seu organismo, como um todo “dirá” a hora de terminar.
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