Para um inverno mais saudável… coma kiwi!

As propriedades do kiwi, uma fruta indispensável para uma dieta saudável.

Related Posts with Thumbnails

O kiwi (ou quiuí ou quiví) é uma fruta originária da China. Hoje, no entanto, é a Itália o seu maior produtor, seguida pela Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estados Unidos. Se você é daquelas pouquíssimas criaturas humanas que anseiam pelo combate aos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce), deve usar e abusar do kiwi. Além de aliado contra os mazelas da idade avançada, ele aumenta  a resistência física durante o inverno, proporcionando vigor e aumento da resistência imunológica.

Com apenas 62 calorias (considerando uma unidade média, com cerca de 100 gramas), a fruta é rica em ácido fólico e vitamina C, B6 e E que são ótimos aliados no rejuvenescimento dos tecidos.  Além disso, há consideráveis quantidades de niacina, potássio, magnésio, fosfato, cobre e fibras solúveis, que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante.

A boa combinação entre as vitaminas A e E existentes no kiwi pode diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, incluindo as coronárias, e melhorar o desempenho do sistema imunológico. A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém ainda em quantidades significativas.

Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. O fruto fornece também quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Sua elevada concentração de potássio faz com que essa fruta seja recomendada na prevenção de fadiga e depressão leve e moderada. Por fim, os minerais presentes no kiwi reforçam as defesas do organismo contra vírus , bactérias, regulam a pressão arterial e aumentam a capacidade de concentração
.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias 51kcal
Carboidrato 11,5g
Proteína 1,3g
Fibra Alimentar 2,7g
Magnésio 11mg
Fósforo 33mg
Potássio 269mg
Cálcio 24mg
Manganês 0,17mg
Vitamina A 70,8mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO


Uma fruta que merece, sem dúvida, entrar no cardápio de todos que buscam uma vida repleta de “zenitude”!

Uma curiosidade: kiwi é, também, o nome de um pássaro meio estranho, existente na Nova Zelândia e que encontra-se ameaçado de extinção. Além de não voar, ele possui narinas na extremidade do bico e, pasmem, a fêmea bota um ovo maior do que o seu tamanho! Quando o ovo é formado, a mamãe kiwi não pode nem mesmo se alimentar, já que não há espaço em seu corpo, quase totalmente ocupado pelo ovo.  O kiwi, pássaro, é este, que você vê na foto abaixo:

Related Posts with Thumbnails

Autor: Ney Mourão

Ney Mourão é jornalista e educador. Especialista em Educação a Distância. Poeta; autor do livro "Notas Dispersas pelas Paredes" (Editora Autêntica). Interessado em PESSOAS, tem formação em Terapias Holísticas (Reiki, Shiatsu, Reflexologia Podal, Florais de Bach, Aromaterapia). Em seus atendimentos, prefere dizer que acalenta almas para que estejam bem em seus corpos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *