Pesquisa aponta que emoções e humor influenciam na intensidade da dor

Será que alguém ainda tem alguma dúvida a respeito das “propriedades” do bom humor? Ou das propriedades negativas do mau humor? Não tenho dúvidas de que ambos são contagiosos e podem influenciar no ambiente e nas pessoas, trazendo “zenitude” ou “baixo astral”. A opção é sua! 

Pesquisa aponta que emoções positivas e bom humor influenciam positivamente na intensidade da dor. 

Quem sofre com dores pode ter um alivio barato e simples, de acordo com um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá. Pesquisadores chegaram à conclusão de que afastar emoções negativas diminui o problema. 

“As emoções ou humor podem alterar a forma como reagimos à dor, uma vez que estão interligados”, disse o líder da pesquisa, Mathieu Roy, ao site Science Daily. “Nossos testes revelaram quando a dor é percebida pelo nosso cérebro e como essa dor pode ser ampliada ao ser combinada com emoções negativas.” 

Os cientistas avaliaram 13 participantes ao receberem pequenos, mas dolorosos choques. Durante o processo, observaram imagens agradáveis (como de alguém esquiando), desagradáveis (urso malvado) e neutras (livro). As reações do cérebro foram medidas por meio da ressonância magnética funcional e constatou-se que, quando os voluntários olhavam as desagradáveis, as dores eram mais fortes em comparação com o momento em que admiravam as agradáveis. 

“Nossos resultados mostram que as intervenções não-farmacêuticas, como a fotografia ou a música, podem ser utilizadas na saúde para ajudar a aliviar a dor. Essas intervenções seriam baratas e adaptáveis a diversas áreas.”

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *