Materiais de estudo

Veja, aqui, recomendações de publicações que servem de base para nossos estudos, retiros vivenciais, encontros de formação. Disponibilizaremos, também, materiais utilizados nas nossas atividades, como apresentações, descrições de vivências e dinâmicas de grupo.

Livro – Saber Cuidar – Leonardo Boff – Editora Vozes

Com o subtítulo “Ética do Humano – Compaixão pela Terra”, a obra do teólogo, que ficou conhecido no Brasil pela polêmica relação com o Vaticano, após a difusão das ideias da Teologia da Libertação, traz uma dimensão ampla do “cuidado” necessário para uma visão nova dos indivíduos e o Planeta. Para ele, o CUIDADO é mais fundamental do que a razão e a vontade. Defende, então, uma visão pluralista, holística, detalhando o cuidado em suas várias concretizações: cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com os outros indivíduos, com o espírito, com a grande travessia da morte.

A óptica do cuidado fundamenta, para Boff, em um livro impactante e belo, uma ética nova em todas as relações, atitudes e posturas humanas, compreensível a todos e capaz de inspirar valores fundamentais para a fase planetária da humanidade.

Destacamos algumas frases:
* ” O cuidado não é uma meta a se atingir somente no final da caminhada. É um PRINCÍPIO que acompanha o ser humano em cada passo, em cada momento, ao largo de toda a vida terrenal.”
* “O corpo é aquela porção do Universo que nós animamos, informamos, conscientizamos e personalizamos.”
* “A cordialidade supõe a capacidade de sentir o coração do outro e o coração secreto de todas as coisas. A pessoa cordial ausculta, cola o ouvido à realidade, presta atenção e põe cuidado em todas as coisas.”
* “A ternura vital é sinônimo de cuidado essencial. A ternura é o afeto que devotamos às pessoas e o cuidado que aplicamos às situações essenciais. (…) A ternura irrompe quando o sujeito se descentra de si mesmo, sai na direção do outro, sente o outro como outro, participa de sua existência, deixa-se tocar pela sua história de vida. O outro marca o sujeito. Este demora-se no outro, não pelas sensações que lhe produz, mas por amor, pelo apreço de sua diferença e pela valorização de sua vida e sua luta.”
* “Não TEMOS cuidado. SOMOS cuidado. Isto significa que o cuidado possui uma dimensão ontológica que entra na constituição do ser humano. É um modo-de-ser singular do homem e da mulher. Sem cuidado, deixamos de ser humanos!”

O livro Saber Cuidar foi a base conceitual do II Retiro Vivencial da Rede Zenitude, em maio de 2010, e o “valor CUIDADO”  foi incorporado aos princípios da Rede como o seu principal valor, um sentimento seminal, abrangente de todos os demais valores, já que inclui o amor e todos as outras metas cotidianas a serem conquistadas por seus membros. Recomendamos, como uma leitura transformadora!

2 Responses to " Materiais de estudo "

  1. Obrigado, pela excelente prestação de serviços que vocês tem feito. Informação, cuidado com o internauta. É sempre bom ler os textos, as orientações de vocês e muita coisa qua vi aqui já representou importasntes contribuições em minha vida pessoal. Nunca deixem a peteca cair viu? Saibam que mesmo que as pesoas não falem tenho certeza de que você tem comtribuido para o bemestar de muita gente.

Responder