Voluntários no Brasil já são mais de 20 milhões

Que sejam mais… E mais… E mais… E mais…
voluntariado
Ainda que não se possa dizer ao certo a dimensão do serviço voluntário no Brasil, as estimativas citadas no Debate Público Voluntariado Transformador: Preservando Bens Comuns e Ampliando a Cidadania, mostram o crescimento do setor. De acordo com o censo de 2005, seriam 20 milhões. Hoje, este número já se aproximaria de 25 milhões. O evento aconteceu no final de novembro, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No debate, proposto pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, foram apresentados exemplos de trabalho voluntário com transformação da realidade.

Um dos objetivos do debate foi colher contribuições para o Projeto de Lei (PL) 3.653/09, de autoria da deputada Rosângela Reis (PV), que institui a Política Estadual do Voluntariado Transformador. Já examinada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta será avaliada agora pela Comissão do Trabalho, presidida pela parlamentar, a partir de informações colhidas no debate público.

Em seu pronunciamento, Rosângela Reis ressaltou a necessidade de maior entrosamento entre o Estado, empresas e o terceiro setor para o fortalecimento do serviço voluntário. “A proposta do voluntariado transformador é no sentido de complementar as políticas públicas e de também fiscalizar o Estado no que se refere a essas políticas”, disse a deputada.

Entre os objetivos e propostas do projeto estão a capacitação de cidadãos, gestores e lideranças sociais que desenvolvem programas de voluntariado; articulação entre Estado e sociedade para a realização de políticas públicas nessa área; geração de oportunidades para a prática do voluntariado transformador; e incentivo a empresas em ações de voluntariado.

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *